REVIEW: THE NIGHT OF THE HUNTER, Charles Laughton (USA, 1955)


Tag: "The Night of the Hunter"

Plot: A religious fanatic marries a gullible widow whose young children are reluctant to tell him where their real daddy hid $10,000 he'd stolen in a robbery.

The Night of the Hunter é uma adaptação cinematográfica da obra de Davis Grubb, baseada em factos verídicos, que gira em torno de um preacher mal intencionado e a sua procura por dinheiro numa temática clássica do bem vs mal.

Com a direcção de Charles Laughton, acompanhada pela fotografia de Stanley Cortez, esta obra marcou o cinema dos anos 50 e influenciou inúmeros realizadores com o seu visual expressionista com toques noir, apresentando um aspecto notável. E até aqui estou de acordo com o resto da população mundial, mas não posso deixar de confessar que me senti bastante desiludido pelo restante.
O ritmo do filme é para mim o maior turn-off. A primeira parte da história é desenrolada em fast-forward e o fim é martelado de forma seca e sem sabor, não se fazendo sentir a fluidez do argumento. A juntar a isto há ainda uma representação em modo teatral num nível comestível que, aliada a alguns diálogos menos conseguidos e ao tom quase infantil da fita, consegue quebrar por completo a tensão e o suspense.

A minha humilde análise leva-me a concluir que este filme tem duas faces: o seu valor (descontextualizado) e a sua importância histórica. Enquanto que a segunda é incontornável, o mesmo já não se pode dizer da primeira.

P.S.- recomendável e banal ao mesmo tempo.

5/10





2 comentários:

  1. também tinha muitas altas expectativas para esse filme. vi-o já neste século e não me consigo lembrar de uma única cena. estranho.

    ResponderEliminar