REVIEW: Tenebrae ( Dario Argento, 1982, Itália )



Dario Argento
adora a Mulher.
É fascinado com as formas, o cabelo, o cheiro, a fluidez,
a força e a fragilidade. Em todos os seus filmes percebemos
esse fascínio através de uma estética bastante onírica e
recheada de pulsões eléctricas transformadas em cores,
movimentos e ritmos. Tenebrae é mais um volume dessa
faceta, um volume obscuro que pode ser injustamente acusado
de sexista.

Peter Neal um escritor de policiais vê a sua vida entrar numa
espiral de crimes e ameaças ao ver-se confrontado com um
assassino em série que se inspira no seu último livro, Tenebrae.
Um mistério que terá que ser desvendado para bem de todos
corpo a mais uma experiência visual Dario Argento. Numa tonalidade
Giallo ( definição de história policial muito própria da cultura italiana )
assistimos a um desfile de líbido e sangue que encharcam os nossos
olhos de tensões sexuais, os nossos sentidos de nervosismo e o nossa
consciência repleta de perguntas de retórica e dúvidas filosóficas.

É pena que estejamos no ano 2009 e que não tenhamos a inocência
visual dos anos 80 para assimilar de forma mais séria a violência visual.
No entanto, com a consciência de contexto tudo ganha lógica e a
mensagem passa incólume.

Mais um essencial Dario Argento que aconselho vigorosamente.
Aproveitem estes antigos que o homem está a ficar senil.

Foco de atenção sobre Veronica Lario, diva do cinema italiano
tragicamente esposa do demónio, Silvio Berlusconi. Vítima no
celulóide, vítima na vida real.

8/10

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