REVIEW : INVASION OF THE BODY SNACTHERS, Don Siegel ( U.S.A. 1956 )


Adaptação do romance THE BODY SNATCHERS, de Jack Finney, um reconhecido escritor de obras de ficção científica da época, este é um pedaço a não perder.
É um filme p/b que inicia com o regresso de um médico à sua pacata cidade e que se desenvolve com o acompanhamento de casos estranhos e acontecimentos surpreendentes que alteram a população, de rotinas anteriormente previsíveis. As histórias e relações entre as personagens, assim como todas as cenas são extremamente bem contadas e sonorizadas, muito "à la hitchcock", contornando a falta de FX com consistência.

Seria fácil dizer que é bom filme do fantástico contextualizando com a altura em que é produzido, mas parece-me mais do que isto. É político,muito envolvido na clara atmosfera de pavor da guerra nuclear e dos desenvolvimentos científicos pós-guerra, pós-bomba atómica.

É uma história de suposições, de cariz sobrenatural,que aproveita uma época de ouro da literatura sci-fi ( VIVA O PÓS ) e que tem alguns ritmos alternados, numa acção que se vai tornando mais coesa ao longo do filme.

De referir ainda que há mais adaptações do livro original e remakes deste filme, como por exemplo The Invasion, com Nicole Kidman. Não quero ver.

9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário