REVIEW: KICK-ASS (Mathew Vaughn, 2010, USA)




Sabem porque é que o Alan Moore (escritor e criador de obras de B.D., WATCHMEN, V for Vendetta, From Hell, Liga de Cavalheiros Extraordinários) nunca quis estar ligado com nenhuma das adaptações dos seus livros, inclusive não querendo sequer ganhar dinheiro ou que o seu nome aparecesse nos créditos?

Porque 98% das vezes as adaptações são uma merda. Sombras dos livros, ou nem isso. Maior parte das vezes na ânsia de ganhar milhões agradando as massas cagam nas histórias originais.

Adaptar tendo em conta ao meio (em cinema muita coisa não resulta) é muito importante, vejam o caso da "lula gigante" no final do livro Watchmen...na tela nunca resultaria. Ok, até ai tudo bem.

Reduzir, tornar mais verosímil, criar um ponto mais próximo do real (The Dark Knight), eu posso aceitar.

Mas quando o filme é mais fantasioso que o livro e a verdadeira essência das personagens e da intriga se perde em nome do agradar a maioria...então a pintura está mais que borrada.

Kick-ass perde todos os pontos altos do livro. Os twists do livro são completamente apagados e o politicamente incorrecto diluído. E isto meus caros é a essência.

Eu sou suspeito, mas todo o filme estive com a sensação de "FODA-SE! Onde está o KICK-ASS? Onde está a reviravolta? Que raio de adaptação é mais parva que a fonte? Que seca do caralho!"

Nem tudo é mau...

Ponto alto: HIT-GIRL, excelente! Todas as cenas do filme em que apareceu fizeram-me esquecer o aperto no estômago...de quem sabe que ainda falta para acabar o filme, mas não quer sair antes. Todas as sequências com ela estão perfeitas, a muito jovem actriz (Chloe Moretz) ensina como representar. Tem um futuro brilhante pela frente se não entrar em merdas e manias. Esperemos...

Tudo o resto, não tem a intensidade, o carisma. Não empolga, não agarra.

Erraram em tudo. Já que era RATED R mais valia ter seguido o livro...

Notas:

1º se já leram o livro e gostaram, preparem-se para ficar desapontados...e muito (meses de expectativas)

2º se não leram, façam-no antes de ver o filme.

3º se não gostam de BD, tentem gostar do filme. Duvido...mas tentem.

Há excelentes e boas adaptações de BD ao cinema: IRON MAN, HULK (o último com o Edward Norton), DARK KNIGHT (soberbo na medida que cria algo inteiramente novo sem perder a essência), SIN CITY (perfeita), 300, Ghost World, Watchmen (tá fixe)...

Kick-ass não faz parte desta lista.

Dou-lhe 5/10 inteiramente por causa da Hit-Girl e de todas as sequências com ela...até porque são as únicas que fiquei na retina.

Porra...(o trailer engana muito...6 € para o maneta)

Sem comentários:

Enviar um comentário